Marketing de afiliados é pirâmide? É furada ou não é?
Marketing de afiliados é pirâmide? Marketing de afiliados é furada? Muita gente se vê fazendo estas perguntas sem sequer saber o que é uma pirâmide, ou sequer saber o que é marketing de afiliados. Por isso é necessário que trabalhemos com esses conceitos, para que você mesmo possa responder a essas perguntas. Afinal de contas, marketing de afiliados é ou não pirâmide?
Marketing de afiliados é pirâmide? Uma breve introdução
É inegável que o MKT digital e, consequentemente, o MKT de afiliados, tem crescido demais nos últimos tempos.
Considerando que o Brasil segue certas tendencias norte americanas, é de se esperar que o MKT digital cresça mais ainda.
Assim como outros nichos de mercado que cresceram muito, é natural que tenham pessoas desonestas atuando no meio digital.
Existe sim muita enrolação e malandragem no mercado digital, e talvez seja por isso que muita gente olhe com certo preconceito para esse tipo negócio.
Esse preconceito somado à falta de informação pode fazer com que frases como “marketing de afiliados é pirâmide” ou “marketing de afiliados é furada” sejam proferidas.
O preconceito é um conceito prévio que temos de algo que não conhecemos. Contra isso, pouco posso fazer com este blog.
A falta de informação, no entanto, pode ser curada com (adivinhe!) conceitos claros e informação de qualidade.
Por isso, vamos analisar o que é um esquema de pirâmide e, depois, ver se marketing de afiliados se encaixa nessa definição.
Talvez o marketing de afiliados não seja uma pirâmide, mas pode ser que seja sim uma furada para alguns.
O que é uma pirâmide?
Pera lá, não estou falando daquele sólido geométrico com base poligonal e um total de 3 lados, que se encontram em um único ponto no topo.
Não, eu me refiro aqui a outro tipo de pirâmide.
A pirâmide de que falo é um modelo de comércio nem um pouco sustentável. Essa já é uma ótima definição inicial.
Vamos mais fundo.
Pirâmide financeira, ou “esquema de pirâmide”, é um modelo de negócio onde a remuneração se dá pela indicação de novos membros que, para entrar no esquema, tem que pagar um taxa.
Ou seja, nesse tipo de comércio, você paga para fazer parte do negócio, e a sua função é recrutar mais gente.
Um negócio desse tipo não necessariamente vai estar atrelado a venda de algum produto, já que o foco é fazer com que mais e mais pessoas entrem na jogada.
Obviamente, como já aconteceu várias vezes, esses esquemas crescem muito e fica insustentável pagar todo mundo, o que leva o negócio a falir.
Quem está no topo da pirâmide – aqueles que estavam lá desde o início – conseguem ter muito lucro, mas a grande maioria das pessoas vai sair no preju.
Esse tipo de coisa é ilegal no Brasil e em vários países, por ser muito nocivo à economia.
O que é marketing de afiliados?
Marketing de afiliados é um tipo de negócio no qual uma pessoa (o afiliado) vende um produto de um terceiro ( o produtor), recebendo uma comissão por isso.
Do ponto de vista do afiliado, você só precisa se cadastrar em alguma plataforma com produtos abertos a afiliação, como a Hotmart ou a Monetizze, pedir afiliação a algum produtor e começar a divulgar o produto.
Do ponto de vista do produtor, é necessário criar um produto (um Ebook, um curso online em vídeo, uma mentoria), cadastrá-lo nas plataformas previamente citadas e, claro, vender.
As plataformas de afiliação que citei são intermediários – estruturas que colocam o afiliado em contato com o produtor e permitem que esse negócio aconteça.
Afinal, marketing de afiliados é pirâmide?
Seguindo as definições que apresentei acima, podemos concluir sem muita dificuldade que o marketing de afiliados não é uma pirâmide.
Digo isso porque o lucro não está vindo do ingresso de novas pessoas no negócio, mas sim da venda de algum produto.
Podemos dizer que, no marketing de afiliados, temos uma empresa (ou pessoa física) que vende um produto e terceiriza a parte da divulgação ou marketing.
Para que o produtor não tenha que criar, manter e divulgar seu produto, ele terceiriza uma parte desse processo todo (a divulgação).
Entretanto, essa não é a principal pergunta deste post.
A melhor pergunta vem a seguir…
Marketing de afiliados é furada?
Agora sim, temos muito o que debater.
É óbvio que MARKETING DE AFILIADOS NÃO É PIRÂMIDE, mas será que é uma furada?
Talvez seja uma furada em alguns casos.
Consigo pensar, neste momento, em dois exemplos muito bons. Vamos ver esses exemplos.
Cursos que ensinam a vender eles mesmos
Um tipo de produto digital que mancha o nome do marketing digital e do marketing de afiliados são os cursos que ensinam a vender eles mesmos.
Alguns cursos que se acham aí pela internet prometem coisas grandiosas, como “trabalhe de casa e ganhe muito dinheiro diariamente”, “se aposente milionário em X meses” ou qualquer outra coisa assim.
A promessa do curso é te ensinar a trabalhar com marketing de afiliados, geralmente, e você fica animado para comprar e aprender as inúmeras técnicas de vendas para afiliados que o curso promete entregar.
No entanto, a realidade é outra: o curso só ensina a vender ele mesmo, e você não aprende como se virar no mercado digital.
O produtor do curso acaba criando uma legião de alunos que não sabem vender nada além do próprio curso que eles fizeram.
Mesmo que os alunos vendam o curso, eles não adquiriram conhecimentos suficientes para serem verdadeiros afiliados, e o grande beneficiado dessa estratégia é o produtor do curso.
Apesar de ser um negócio sustentável, a princípio, esse tipo de negócio me parece pouco honesto e, sem dúvida alguma, não vai te deixar rico nem nada.
Portanto, eu julgo isso como furada. Furadíssima.
Pessoas sem disciplina e/ou impacientes
Marketing de afiliados pode ser uma furada se você é indisciplinado e/ou impaciente.
No caso da pessoa sem disciplina, o MKT de afiliados é furada porque exige constância, coisa que o indisciplinado não tem.
É necessário adotar uma estratégia e segui-la religiosamente, consistentemente e insistentemente, até que resultados bons comecem a aparecer.
Não basta fazer trinta posts no Instagram em uma semana, e depois ficar desestimulado porque não vendeu nada e parar de colocar coisas lá.
Não adianta escrever dez artigos no seu Blog e, depois de um tempo, deixar o Blog de lado porque você não vendeu.
Se você for trabalhar com marketing de conteúdo, o que precisa ser feito é um trabalho repetitivo e diário.
No caso das pessoas impacientes, tenho certeza, elas desistirão antes da primeira venda, porque são impacientes.
Ou pior ainda, elas podem se arriscar a tentar vender usando tráfego pago e eventualmente vão perder dinheiro em plataformas como Google Ads e Facebook ads.
Isso tudo porque são ansiosas e impacientes.
Você precisa ser calmo, estudioso e consistente. Aí sim, marketing de afiliados é para você.
Resumo e Conclusão
Uma pirâmide financeira é um comércio cuja entrada de dinheiro está atrelada à entrada de novas pessoas no negócio, que pagam uma taxa para entrar, sendo portanto um sistema fadado a falir, já que não poderá continuar a crescer indefinidamente.
Esse tipo de negócio é ilegal no Brasil e em outros países por ser danoso à economia, e deve ser evitado a todo custo.
Isso não deve ser confundido com marketing de afiliados, que não é uma pirâmide de jeito algum.
Marketing de afiliados é um tipo de negócio onde um produto é divulgado pelo afiliado e, em caso de venda, parte do dinheiro vai para o produtor e parte vai para o afiliado como sua comissão.
A entrada de dinheiro, nesse caso, vem da venda de um produto, e não de outra fonte qualquer, o que faz com que esse tipo de empreendimento seja sustentável e, definitivamente, não possa ser comparado a uma pirâmide financeira.
No entanto, marketing de afiliados é furada em alguns casos.
Por exemplo, existem alguns cursos que prometem ensinar você a ser um bom afiliado, mas no final só ensinam como vender eles mesmos.
outra situação em que o marketing de afiliados poderia ser uma furada é se você não tem disciplina ou paciência, já que esse mercado requer essas duas qualidades. Aliás, a maioria dos trabalhos vai requirir disciplina, acho eu, e o marketing de afiliados É UM TRABALHO.
Conclusão: agora que você já leu esse post todo, não vá sair por aí falando que MKT de afiliados é isso ou aquilo por favor.
Ah, se você tem as qualidades que esse mercado pede, se você se informa a respeito do MKT digital e quer aprender mais e mais, continue que você está no caminho certo. MKT digital e MKT de afiliados é pra você.
Tchau!