Marketing de Afiliados

Marketing de afiliados para iniciantes – Top estratégia detalhada

Como já mencionei em outros posts, existem várias formas de se trabalhar no marketing digital e a melhor maneira para se começar é com o marketing de afiliados. Você sabe o que é o marketing de afiliados? Você sabe como começar? Conhece estratégias para vender como afiliado? Nesse post explico A MELHOR ESTRATÉGIA de marketing de afiliados para iniciantes, que qualquer um pode implementar e começar a empreender nesse meio, garantindo vendas constantes e perenes no longo prazo.

Introdução ao marketing de afiliados para iniciantes

Antes de mais nada, é importante que você saiba o que é marketing de afiliados.

Em outros posts deste blog eu já falei sobre isso, mas vou tentar detalhar melhor isso hoje.

O Marketing de Afiliados é um modelo de negócio que está dentro da categoria de Marketing Digital.

Nesse modelo de negócio, você se cadastra em alguma plataforma com cursos e produtos que podem ser divulgados na internet.

A pessoa que divulga os produtos (você) é chamada de afiliado(a).

A plataforma mais conhecida para se afiliar a produtos digitais é a Hotmart.

Existem, no entanto, inúmeras plataformas onde você pode se afiliar a produtos digitais e físicos.

A Amazon, por exemplo, tem um programa de afiliados onde você pode divulgar os produtos físicos dela.

Ao se afiliar a um produto você vira uma espécie de representante comercial desse produto na internet, e um link personalizado será gerado para você divulgar o produto.

Toda vez que alguém comprar o produto pelo seu link, você ganha sua comissão (já vi ser até 70%). A plataforma ganha uma pequena taxa sobre essa venda e o produtor fica com o resto do dinheiro.

Aliás, é daí que vem o seu dinheiro: da comissão pelas vendas que você realizar.

marketing de afiliados para iniciantes

Produtos físicos ou produtos digitais, o que divulgar?

Existem algumas diferenças entre produtos físicos e digitais.

Os produtos físicos costumam dar uma comissão mais baixa para os afiliados (em torno de 5 a 10%), enquanto que os produtos digitais pagam uma comissão maior (algo entre 50 e 70%).

No entanto, muitas vezes, produtos físicos são baratos e seu consumo é grande, o que pode compensar a comissão reduzida.

Produtos mais caros (como um curso online que custa R$1000,00 por exemplo) são mais difíceis de se vender, enquanto que produtos mais baratos vendem com mais facilidade.

Não se engane, no entanto, achando que produtos físicos são sempre mais baratos. Existem vários produtos físicos que você pode divulgar e, muitas vezes, eles são bem carinhos.

Então, como decidir o que é melhor vender, produto físico ou digital?

Bem, eu recomendo vender os dois, caso seja possível!

Vou dar o meu próprio exemplo: tenho um site no nicho de desenho e eu divulgo dois cursos de desenho nele, além de lápis, borrachas, papéis de desenho e outros materiais relevantes para esse nicho.

Tente monetizar seu negócio com ambos produtos físicos e infoprodutos, caso seu nicho permita.

Devo divulgar vários produtos então?

Nesta introdução ao marketing de afiliados para iniciantes é essencial responder essa pergunta.

A resposta é DEFINITIVAMENTE NÃO.

O ideal para iniciantes, na minha opinião, é que você escolha um bom produto, de preferência testado por você antes, para divulgar.

Fique bastante tempo com um produto só, para você sentir como que é tentar vender alguma coisa online.

Quando eu criei meu site de desenho, fiquei anos só vendendo UM ÚNICO curso. Depois de 3 anos, já com vendas constantes e mensais, eu resolvi expandir meu negócio e divulgar um segundo curso, QUE NÃO ERA CONCORRENTE COM O PRIMEIRO.

Inclusive, essa é outra dica importante: evite vender produtos concorrentes. se você não soube como fazer isso, pode parecer ao seu público que você está querendo empurrar para eles qualquer curso e, consequentemente, eles podem não comprar nada e não levar sua palavra tão a sério.

Por isso, acho mais fácil e certeiro você divulgar poucas coisas, e sempre as mesmas, de forma consistente e constante. Isso mostra para o público que sua postura é firme, e que o produto que você divulga é mesmo bom (afinal de contas, você está sempre falando dele).

É uma boa ideia atuar em vários nichos diferentes?

Uma última dica de marketing de afiliados para iniciantes: NÃO COMECE COM VÁRIOS PROJETOS DIFERENTES.

O ideal, para quem está começando, é escolhe UM NICHO, com UM PROJETO SÓ.

Insista nesse projeto até ter resultados consistentes (vendas constantes).

Digo isso porque, se você tentar atuar em dois projetos diferentes, em nichos diferentes, pode ser que você não dê conta do recado.

E aí, ao invés de se posicionar bem em um nicho e fazer vendas, você vai se posicionar mal em dois ou mais nichos e não fará venda alguma.

A ideia é focar em um nicho, um produto, uma estratégia.

Aliás, esse pode ser o lema deste post sobre marketing de afiliados para iniciantes: um nicho, um produto, uma estratégia.

Top estratégia de marketing de afiliados para iniciantes

Essa estratégia de que quero falar é bem simples, tem potencial para gerar vendas frequentes e pode ser feito por qualquer um.

Porém, se você é impaciente, tem muita pressa ou só quer fazer umas vendas rápidas imediatamente, então essa estratégia não é para você.

Essa estratégia é ideal para quem quer gerar renda extra no longo prazo, ou até mesmo viver de marketing de afiliados.

Já falei do lado positivo dela, agora vou falar do lado negativo.

Como você já deve estar imaginando, essa estratégia é um pouco demorada, e apesar de não exigir que você trabalhe muitas horas por dia, ela exige que você trabalhe disciplinadamente e consistentemente todo dia, mesmo que seja só uns 30 minutinhos.

Então, se você não tem disciplina ou se quer fazer dinheiro rápido, melhor deixar esse post pra lá.

Se você é paciente, disciplinado e quer desenvolver um máquina de fazer dinheiro automática, gerando renda todo mês consistentemente, fica aí e lê tudo com cuidado.

Primeira etapa da Top estratégia de marketing de afiliados para iniciantes – criando sua estrutura

A primeira coisa que você tem que fazer é escolher o nicho em que vai atuar.

Já expliquei neste post aqui o que é nicho no marketing digital e como escolher o seu.

Depois de escolher seu nicho, você vai fazer três coisas:

  • Criar um site, com blog, usando WordPress, sobre o nicho que você escolheu;
  • Fazer uma conta no Instagram e/ou no Pinterest, com o mesmo nome do site;
  • Criar uma conta em algum serviço de e-mail marketing, como por exemplo a Sendinblue.

Se você não sabe o que é email marketing, esse post aqui explica isso detalhadamente.

Enfim, o site será a sua base. Todas as outras mídias devem redirecionar para seu site.

No Instagram, você deve colocar o link para seu site na biografia do seu perfil e, no Pinterest, você deve colocar links para seu site em todos os pins.

Depois de criar essa estrutura, com o site, as mídias sociais e o email marketing, você estará pronto para a segunda etapa da estratégia.

Segunda etapa – Marketing de conteúdo

Um conceito importantíssimo que você precisa conhecer é o de marketing de conteúdo.

O que significa isso?

Pois bem, essa expressão refere-se à criação de conteúdos relevantes no seu nicho de forma gratuita, para gerar autoridade em torno de você ou de sua marca.

A essência dessa estratégia de marketing de afiliados para iniciantes reside no marketing de conteúdo.

Você começa escrevendo posts no seu blog, sobre assuntos importantes do seu nicho.

Tente escrever pelo menos um post por semana, com pelo menos umas 1000 palavras, bem completo.

Faça uma postagem no Instagram ou Pinterest assim que você publicar seu post no Blog.

Relembrando que as postagens das mídias sociais devem redirecionar para o Blog, de preferência para o artigo que você acabou de escrever.

Repita essa processo semanalmente: post de valor no Blog, publicação no Instagram e/ou no Pinterest.

Com o tempo, você vai atrair mais e mais pessoas para seu site, o que é ótimo. Tráfego é essencial no negócio online.

Quanto mais gente indo no seu site, mais autoridade você terá. Logo, você poderá vender para mais gente.

Terceira etapa – Implementando SEO nos seus posts

Para que sua estrutura atraia mais e mais pessoas, você precisa otimizar seus posts para aparecer nos motores de busca do Google.

O nome disso é SEO (search engine optimization), e é um conhecimento essencial para quem quer ganhar dinheiro usando um site / blog.

Resumidamente, para você fazer um bom SEO dos seus artigos de Blog é necessário focar em alguma palavra chave.

A palavra chave que você escolher deve ter as seguintes características:

  • pelo menos algumas centenas de buscas mensais no Google;
  • ser bem específica – não escolha uma palavra chave como “dieta”, mas sim algo como “dieta flexível mesmo sendo preguiçoso”. A concorrência é menor.

Você pode pesquisar por palavras chaves na ferramenta Ubersuggest, que permite que você veja quantas pessoas estão buscando pelas palavras chaves no Google.

depois de escolher a palavra chave, você deve escrever um post sobre ela.

Tenha em mente algumas regras para fazer um bom SEO do seu artigo:

  • a palavra chave deve aparecer representar 0,5 a 3% do seu número total de palavras (se você escreveu 1000 palavras, a palavra chave escolhida deve aparecer de 5 a 30 vezes);
  • a palavra chave deve aparecer no primeiro parágrafo de seu post (na introdução);
  • seu post deve ter links de saída para outros sites;
  • seu post deve ter links para outros posts de seu próprio site (links internos);
  • use a palavra chave em alguns dos títulos e subtítulos do artigo;
  • utilize imagens jpg (nunca png), para que seu post fique mais leve e, portanto, com um SEO melhorado.

Existem muitas dicas de como otimizar o SEO dos posts, mas por enquanto isso já serve.

Quarta etapa – Criando iscas digitais e implementando o e-mail marketing

Agora que você tem um site pronto, tem um Instagram e/ou Pinterest, e está criando conteúdo semanal com SEO otimizado, seu site deve estar crescendo.

É o momento de pegar o contato de todo mundo que vai no seu site.

Como você vai fazer isso? Simples, você vai escrever um e-book (usando Word mesmo), vai colocá-lo em formato PDF e vai oferecer para as pessoas, totalmente de graça, em troca do e-mail delas. O nome que se dá a esse ebook é isca digital.

O e-book nada mais é do que um grande compilado de conteúdo gratuito valioso para o seu nicho.

Fale sobre algo que seu público iria adorar saber.

Tá, mas como podemos entregar esse e-book às pessoas de forma totalmente automatizada, pegando o e-mail delas no processo?

A resposta para isso está no e-mail marketing, que mencionei antes.

Os serviços de e-mail marketing, como o Sendinblue, permitem que você crie formulários que podem ser colocados em seu site.

Assim, tudo o que você tem que fazer é criar um formulário na Sendinblue que peça o e-mail das pessoas.

Toda vez que alguém preencher esse formulário, você irá capturar o e-mail dela, que ficará numa lista lá na sua conta da Sendinblue.

Além disso, toda vez que alguém preencher o formulário, você pode programar a Sendinblue para enviar um e-mail automático para essa pessoa, contendo o e-book em formato PDF que você prometeu.

Pronto! Você acabou de pegar o contato de um potencial consumidor (ou um Lead, como falamos no marketing).

Etapa final da estratégia de marketing de afiliados para iniciantes

Depois de ter criado toda essa estrutura, otimizado o SEO das postagens e feito uma isca digital acoplada a um formulário de captura de emails, você está pronto para começar a vender.

Primeiramente, se cadastre na Hotmart, caso você nunca tenha feito isso.

Procure por um produto digital que tenha relação com seu nicho de atuação. Considere o preço do produto – coisas muito caras são mais difíceis de vender.

Depois de escolher o produto que você irá divulgar, gere o link de afiliado dele.

Depois, em cada post de seu Blog você irá introduzir um ou dois parágrafos, falando brevemente do produto que você divulga e colocando seu link de afiliado.

Deixe claro que você realmente recomenda aquele produto.

Além disso, sua isca digital pode conter também o link de afiliado.

Você pode, também, usar a lista de e-mails que você está criando na sua plataforma de e-mail marketing e, semanalmente, enviar um e-mail contendo o artigo da semana.

Isso irá atrair pessoas que já conhecem seu site de volta para ele, contribuindo para a sua autoridade no nicho crescer.

Com o tempo, mais e mais pessoas irão visitar seu site pelo Google, você terá mais e mais pessoas pegando sua isca digital e, portanto, você poderá divulgar suas publicações para mais pessoas através da sua lista de e-mails.

Percebe que é uma bola de neve?

Em alguns meses, seu site pode estar recebendo milhares de pessoas mensalmente, das quais muitas vão clicar no seu link de afiliado e comprar.

Depois de anos fazendo isso, você estará recebendo em seu site DEZENAS DE MILHARES de pessoas, das quais muitas vão comprar de seu link de afiliado.

Tudo isso é possível, se você for insistente e disciplinado(a).

Considerações sobre a estratégia

Depois de ter implementado todos os passos que mencionei acima, você pode ainda criar mais iscas digitais.

Você pode escrever vários e-books, por exemplo, e distribuí-los em troca do e-mail das pessoas.

Quanto mais iscas digitais, mais Leads você terá.

Aliás, o seu site não é o único lugar em que você pode divulgar seu link de afiliado.

Você pode divulgar o link de afiliado em uma sequencia de e-mails para sua lista de e-mail marketing.

Construa uma lista de e-mail grande e, sempre que tiver alguma promoção (de Natal, de Black Friday, ou qualquer outra), envie a oferta para sua lista.

Você verá que suas vendas vão aumentar mais e mais.

Resumo

Espero que você tenha entendido as principais ideias e conceitos deste post.

A Top Estratégia de marketing de afiliados para iniciantes que expliquei aqui implica em escolher um nicho e um produto.

Logo depois, você cria uma estrutura online contendo um site com Blog e algumas mídias sociais como Pinterest e Instagram.

Depois dessa preparação toda, você pode começar a implementar a estratégia, trabalhando com marketing de conteúdo, SEO, iscas digitais e e-mail marketing.

Ao produzir semanalmente (ou na frequência que você puder) conteúdos relevantes no seu Blog, divulgar esse material nas mídias sociais e, principalmente, capturar Leads com suas iscas digitais, as pessoas vão começar a clicar nos seus links de afiliado nos seus posts e, eventualmente, comprarão.

marketing de afiliados para iniciantes -  a estratégia campeã

Com o tempo, essa estrutura online que você criou irá funcionar por si só, e você terá uma máquina de fazer dinheiro totalmente automatizada, gerando renda.

Espero que tenha curtido as ideias. deixa ali embaixo nos comentários o que você achou disso tudo.

Tchau!

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