Marketing Digital

Marketing digital como funciona – Tudo sobre essa prática

Marketing digital como funciona? O que se sabe é que esse termo refere-se a uma prática que foi crescendo junto do desenvolvimento da própria internet. Como o próprio Bill Gates disse uma vez, “…em alguns anos vão existir dois tipos de empresas: as que fazem negócios pela Internet e as que estão fora dos negócios“. É sobre isso que se trata o marketing digital: sobre fazer negócio na internet. Neste post é discutido um pouco sobre esse assunto, sobre como funciona o marketing digital e, acima de tudo, sobre a importância dessa prática nos dias de hoje e no futuro próximo.

Introdução – Marketing digital como funciona?

Antes de mais nada é importante saber o que é Marketing.

Essa palavra refere-se à geração de valor sobre um produto, serviço ou marca, para atrair a atenção de potenciais clientes e criar assim um relacionamento lucrativo.

Sabendo disso, marketing digital seria o marketing feito em ambiente digital, ou online.

Em outras palavras, marketing digital é um grupo de estratégias que podemos tomar para criar valor sobre algum produto, serviço ou marcas na internet, eventualmente convertendo vendas.

Mas como funciona o Marketing Digital?

Para responder isso eu poderia começar a falar sobre inúmeras estratégias e tipos de produto.

Poderia falar sobre Marketing de afiliados, Dropshipping, PLR ou qualquer outra coisa. Tudo isso é marketing digital.

No entanto, você sabe dizer o que todos esses tipos de negócios online tem em comum?

Eu garanto que eles tem muito em comum.

Estou falando da essência do Marketing digital, que pode ser resumido 3 ELEMENTOS VITAIS AO MKT DIGITAL:

  • ATRAIR.
  • ENGAJAR.
  • CONVERTER.
marketing digital como funciona


Se você domina essas 3 coisas, você pode dominar então FUNIS DE VENDA, e a partir desse ponto as coisas só melhoram.

É assim que o marketing digital funciona. Vamos falar um pouco sobre esses conceitos mais a frente.

Atraia seu público com Marketing de Conteúdo

A parte da atração é feito com conteúdo de qualidade.

No marketing digital, você precisa criar conteúdo de qualidade para captar a atenção das pessoas. Essa prática é chamada de Marketing de Conteúdo.

Essas pessoas não conhecem ainda o produto que você divulga. Elas estão na internet, e você precisa chamar a atenção delas de alguma forma.

Pois bem, como podemos criar conteúdo de qualidade? Onde colocar esse conteúdo?

Vamos responder essas perguntas a seguir.

Como criar conteúdo de qualidade

Você precisa ficar atento a um erro de iniciante muito comum: criar conteúdo para si mesmo.

Frequentemente escrevemos em nossos blogs, ou colocamos em nosso Instagram, o que nos agrada.

No entanto, devemos agradar o nosso público, não a nós mesmos.

Por isso, para criar conteúdo de qualidade, temos que PESQUISAR O QUE NOSSO PÚBLICO QUER SABER.

Existem várias formas de fazer isso.

Pesquise palavras chave relevantes

Podemos pesquisar palavras chaves mais procuradas usando ferramentas como Ubersuggest (mostrado abaixo), ou ainda o AnswerThePublic.

ubersuggest


Essas ferramentas permitem ver quantas buscas cada palavra chave tem no Google, e se vale a pena tentar rankear um post para elas.

Escreva posts sobre palavras chave que tem um número de buscas significativo no Google, para que seu post tenha relevância.

Outra forma de pesquisar palavras chaves relevantes é ver as próprias sugestões do Google na barra de pesquisa.

Quando você abre uma guia anônima de seu navegador, vai no Google e começa a pesquisar algo, a inteligência artificial do Google vai sugerir várias palavras chaves.

Essas sugestões não são aleatórias, mas sim baseadas em buscas que outros usuários fizeram.

Vale a pena usar esse mecanismo para ter ideias de palavras chave.

Pesquise o que a concorrência está fazendo

Outra estratégia seria analisar sites / mídias sociais de concorrentes seus (pessoas que atuam no mesmo nicho).

Veja quais são os temas e palavras chave com que esses concorrentes estão trabalhando.

Veja as publicações mais relevantes deles e FAÇA MELHOR.

Isso vale para blogs e sites, mas também para Instagram, YouTube e qualquer outra mídia.

Analise o feedback de seu público

Outra coisa que você precisa fazer para criar conteúdo de qualidade é analisar o retorno que seu público dá.

Isso é mais fácil quando você já está bem estabelecido no seu nicho, com um blog com muitos acessos, ou alguma mídia social onde o público interage bastante contigo.

Faça chamadas para a ação pedindo que seu publico dê opinião, diga o que gostou e o que poderia melhorar, explique o que gostaria de ver em publicações futuras e coisas assim.

Leve em conta tudo o que as pessoas falarem, veja os comentários do seu público e crie mais conteúdo considerando sempre o que eles pensam.

Onde publicar o conteúdo de qualidade para atrair o público?

Agora que você já sabe como criar conteúdo de qualidade, temos uma última questão: onde publicar esse conteúdo?

Existem inúmeros lugares onde você pode publicar seu conteúdo, em formatos variados.

Vamos aos principais:

  • YouTube (formato em vídeos mais longos);
  • TikTok (formato em vídeos mais curtos);
  • Instagram (imagens, vídeos e textos curtos);
  • Pinterest (imagens e vídeos);
  • LinkedIn (majoritariamente posts escritos);
  • Site e Blog (posts escritos mais longos, aceitando imagens e vídeos anexados);
  • Twitter (textos curtos);
  • Facebook (Imagens, vídeos e textos curtos).

Existem muitos outros lugares onde você pode publicar seu conteúdo e atrair seu público.

Entretanto, nem todo lugar vai ser relevante para você.

Para escolher onde você vai publicar seu conteúdo você precisa analisar o seu nicho e ver onde seu público alvo se concentra mais.

Por exemplo, se seu público alvo é mais velho (na faixa de 40 a 70 anos, por exemplo), então talvez seja interessante se posicionar no Facebook, já que os usuários dessa mídia são mais velhos também.

Se seu público é mais novo, na faixa dos 20 a 40 anos, faz muito sentido se posicionar no Instagram, já que o pessoas que usam essa mídia são mais novos.

Se seu público é MUITO MAIS NOVO, na faixa dos 20 anos ou até mesmo menos, faz sentido fazer vídeos para o TikTok.

Agora, se você cria conteúdo para um público majoritariamente feminino, faz muito sentido criar conteúdo para o Pinterest, já que a maioria dos usuários dessa mídia são mulheres.

Entendeu a lógica? Você precisa ir onde seu público está.

Os melhores lugares para postar seu conteúdo

Existe, no entanto, dois lugares que SEMPRE SERÃO BONS postar seu conteúdo.

Estou falando de Site/Blog e YouTube.

O YouTube é uma mídia social usada por quase todo mundo, além de que permite monetização depois que você tiver 1000 inscritos e 4000 horas de vídeos assistidos nos últimos 30 dias.

Muito bom né?

Lá você pode falar de praticamente qualquer assunto, se posicionar como autoridade no seu nicho e vender muito.

O Blog/Site é muito bom também, para praticamente qualquer nicho, já que você pode criar uma renda passiva rankeando posts para diferentes palavras chave no Google.

Além disso, quando temos um Site podemos redirecionar as nossas outras mídias sociais para ele.

O site vira, então, seu quartel general, onde todo o público que você consegue atrair vai parar.

No site você pode hospedar páginas de vendas, você pode colocar iscas digitais e capturar emails, entre muitas outras coisas.

É, sem sombra de dúvida, o lugar mais importante para você colocar seu conteúdo.

Além disso, mesmo que um dia as mídias sociais acabem, o Google provavelmente vai continuar. Se o Google continua, seu site também continua, junto com seu negócio online.

Crie engajamento

Você já viu como atrair seu público, mas como engajá-lo?

O engajamento se dá através da atenção que você dá ao seu público, através das chamadas que você faz incentivando as pessoas a se envolverem com você.

A seguir coloco algumas dicas para se ter um bom engajamento do seu público.

São só algumas ideias de como manter o relacionamento cm seu público, com um bom engajamento da parte deles.

Incentive a interação das pessoas!

Em posts de Blog, por exemplo, é válido você sempre falar para os leitores comentarem o que acharam do artigo.

Inclusive, um artigo de Blog com bastante comentários é muito bom para SEO desse post.

Além de sugerir que as pessoas comentem, você também pode falar para elas compartilharem o post.

Ajuda muito colocar botões de compartilhamento em seu site, diga-se de passagem.

Se as pessoas estão comentando e compartilhando, isso mostra que elas estão envolvidas pelo seu conteúdo e que acham ele bom. Isso é ótimo!

Isso se aplica a outras mídias, não somente ao Blog.

Se você tem um canal no YouTube, peça para seu público comentar / clicar no link na descrição / dar like / se inscrever no canal.

Em se tratando do Instagram, estimule as pessoas a comentarem e compartilharem a postagem.

Isso é válido para todas as mídias.

Responda comentários

Para manter e potencializar o engajamento de seu público contigo, é importante que você responda aos comentários deles.

Se estivermos falando de um Blog ou Instagram, responda os comentários dos leitores e, se possível, faça alguma pergunta para incentivar uma possível conversa.

No YouTube, é válido olhar com calma todos os comentários, principalmente se seu canal for novo e não tiver muitos seguidores.

Analise todas as interações das pessoas e reaja a elas! Seja interativo também.

Conecte um conteúdo ao outro

Uma forma de garantir maior engajamento do público é criar conteúdo que terá alguma continuidade.

Por exemplo, você pode criar uma sequencia de vídeos no YouTube ou TikTok que pertençam a alguma Playlist, explicando ou ensinando como fazer algo.

Como um vídeo é uma continuação do anterior, você faz com que seu público crie o hábito de voltar ao seu canal para continuar vendo aquela sequencia de vídeos.

Esse conceito é válido também para Blog, Instagram ou qualquer outra mídia.

Você pode criar conteúdos que terão uma continuação.

Deixe os post ligados um ao outro, cm bastante links entre eles.

Isso aumenta o tráfego de pessoas de um post para o outro, aumentando também o engajamento.

Conecte uma mídia a outra

É importante que você não esteja presente somente em uma plataforma, mas em várias.

Seu negócio online deve ter vários pilares e, para ter um bom engajamento do seu público, é bom que você conecte todas as mídias sociais em que você estiver presente.

Se você tem um canal no YouTube, um Instagram e um site, coloque links ligando essas mídias.

Na bio do Instagram você pode colocar o link do seu site.

Nos vídeos do YouTube você pode colocar o link do seu site e o @ do Instagram.

marketing digital como funciona - sua estrutura online


No site, você pode escrever vários posts e sempre arrumar uma forma de linkar com o Instagram, além de aproveitar os vídeos do YouTube em seus posts.

Assim, você vai “enfeitiçando” o seu público, fazendo eles te acompanharem em vários lugares diferentes e, aos poucos, engajando mais e mais com seu conteúdo.

Capture o contato do seu público e mantenha-os informados

Lembra que eu falei que você precisa estar presente em diferentes mídias?

Pois bem, é importantíssimo que você tenha uma boa estratégia de email marketing, para manter uma relação com seu público.

Você pode capturar o email dos visitantes de seu site com formulários, dando para eles iscas digitais em troca.

Ao capturar o email das pessoas, você pode avisar a elas sempre que você escrever um post novo, ou que houver uma promoção de algum produto.

É através do email que você vai poder cultivar a relação com as pessoas que visitam seu site e informar elas sobre qualquer novidade.

Isso faz com que você seja presente no dia a dia do seu público, consequentemente favorecendo o engajamento das pessoas.

Marketing digital como funciona – Conversão

Por fim, chegamos ao último item vital do marketing digital.

Falamos já sobre como ATRAIR pessoas e como ENGAJAR pessoas. Agora vamos falar sobre como CONVERTER pessoas.

A conversão se dá quando as pessoas que consomem seu conteúdo compram algum produto, ou executam alguma ação que você sugere.

Tem muito sobre o que falar aqui, mas para resumir essa história toda, vou falar da principal habilidade que você precisa desenvolver para converter seu público: COPY, ou COPYWRITING.

Esse termo que eu acabei de mencionar se refere a uma forma muito específica de se escrever, usada para convencer as pessoas a comprarem seu produto. Ou melhor, usada para converter as pessoas que consomem seu conteúdo.

Os copywriters (pessoas que escrevem usando técnicas de copy), costumam fazer uso de “gatilhos”, que funcionam muito bem na hora da conversão.

Vou falar sobre alguns gatilhos a seguir.

Marketing digital como funciona – gatilho da escassez

Por exemplo, existe o gatilho de escassez, onde o copywriter menciona que tal oferta (de algum produto ou serviço) ficará disponível por um tempo limitado, e que as vagas são contadas (e que vai acabar muito em breve!).

Marketing digital como funciona – gatilho da prova social

Outro exemplo de gatilho usado pelos copywriters é o da prova social.

Por exemplo, se você vende um curso de desenho, é mostrada provas de que o produto que você vende funciona muito bem, e que o professor do curso tem muito autoridade no assunto, sendo um desenhista muito respeitado. Isso pode ser feito mostrando os desenhos dos alunos, os desenhos do professor, e comentários positivos de ex-alunos falando bem do curso.

Marketing digital como funciona – gatilho da reciprocidade

Outro exemplo é o gatilho da reciprocidade, onde o copywriter se apresenta como alguém que tem várias semelhanças com seu público alvo. As pessoa facilmente compram uma ideia de alguém que tem semelhanças com elas.

Por exemplo, se você vende um curso de como fazer renda extra online, você pode se apresentar como alguém que ralou muito como empregado de algum patrão chato, que trabalha duro desde sempre (como a maioria dos brasileiros) e que quer melhorar de vida. Isso vai gerar simpatia da parte dos seus leitores, e eles ficaram com a guarda um pouco mais baixa, caso você ofereça algum produto.

Como eu disse, são inúmeros exemplos de gatilhos e, sem sombra de dúvida, seria necessário outro post para falar só sobre copy.

Aconselho que você procure se desenvolver nessa área, porque com certeza é uma habilidade essencial para se fazer marketing digital direito.

Implementando funis de vendas – Marketing digital como funciona

O funil de venda é uma forma de visualizar o seu público, dividindo ele em público frio, morno e quente, localizados no topo, no meio e no fundo do funil, respectivamente.

marketing digital como funciona - funil de vendas


O público frio são pessoas que desconhecem o produto que você vende.

O público frio tem muitos visitantes do seu site / mídia social, que apareceram lá devido a um SEO bem feito, ou por acaso mesmo. Esse publico está aprendendo e descobrindo mais sobre o nicho que você atua.

No meio do funil temos um público morno, que são pessoas que já estão engajadas no seu conteúdo, e já conhecem o produto, mas não sabem se querem comprar, ou estão na dúvida.

O público morno está descobrindo a necessidade de adquirir o produto que você divulga.

O público quente, por fim, é composto de pessoas que conhecem e sabem que querem o produto. São pessoas que vão comprar, mais cedo ou mais tarde, porque já decidiram que aquilo é uma boa ideia. Resta, talvez, fazer uma boa oferta…

Por que funil de vendas é importante e como utilizá-lo

O funil de vendas é importante porque, a partir do momento que você entende se o seu publico é frio, morno ou quente, você pode criar conteúdos personalizados para eles.

O seu objetivo vai ser transformar o público frio em morno, o público morno em quente, e fazer o público quente comprar.

Para o público frio você oferece iscas digitais e conteúdos muito relevantes sobre o nicho que você atua.

Capture os e-mails deles, e continue compartilhando conteúdos importantes e completos.

Sua autoridade vai crescer com essas pessoas, e elas vão aos poucos se tornando um público morno.

Para o público morno, você oferece soluções para os problemas deles.

Mencione o produto que você vende, mas não fique bombardeando eles com ofertas o tempo todo.

Continue trabalhando seu marketing de conteúdo, mas deixando sempre claro que existe uma solução paga para os problemas deles (o produto que você vende).

Para o público quente, você precisa fazer ofertas e trabalhar suas habilidades de copy. É daí que vãos air a maioria de suas vendas!

Conclusão – Marketing digital como funciona

Foi apresentado neste post como funciona o marketing digital, e quais as principais etapas do marketing digital.

São elas:

  • Atrair o público;
  • Engajar o público;
  • Converter o público.

Para atrair o público, foi apresentada a estratégia do Marketing de Conteúdo, que consiste em criar conteúdo relevante no seu nicho, para criar uma audiência para a qual você poderá fazer ofertas no futuro.

Para engajar o público, foram sugeridas diversas medidas, como por exemplo:

  • responder a comentários;
  • linkar um conteúdo a outro;
  • sugerir a interação das pessoas com chamadas para a ação (por exemplo: “compartilhe!“);
  • linkar o conteúdo de uma mídia para outra;
  • oferecer iscas digitais e capturar emails, para poder divulgar seus conteúdos depois.

Por fim, para converter as pessoas e conseguir fazer vendas, é necessário (acima de tudo) saber um pouco sobre copywriting. Foram dados alguns exemplos de gatilhos que os copywriters usam, como por exemplo:

  • escassez;
  • prova social;
  • reciprocidade.

Por fim, o tema funil de venda foi abordado. Esse conhecimento também é essencial para entender como o marketing digital funciona, e entendê-lo vai facilitar as vendas sem sombra de dúvida.

Espero que o post tenha ajudado você que está começando no MKT digital!

Tchau!

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